O dia 18 de fevereiro amanheceu soalheiro e com temperaturas primaveris. Pelas 10h00 da manhã, a comunidade cristã começou a reunir-se junto da Junta de Freguesia de Fontelo para acolher, em verdadeiro clima de festa, o D. António Couto, para o último dia da sua visita às paróquias de Aldeias, Parada do Bispo e Fontelo, desta vez com a celebração do Crisma em Fontelo. Depois de umas palavras de boas vindas, proferidas pelo senhor Presidente da Junta de Freguesia, rumámos em direcção à Igreja, onde imediatamente demos início à celebração da Eucaristia, com palavras de acolhimento proferidas por uma das jovens.
Os crismandos, entre jovens e adultos, eram 35. A comunidade cristã participou na celebração em grandes números, expressão da importância que este dia teve para todos. De facto, a igreja tornou-se pequena para tanta gente.
Na sua homilia, o D. António destacou a importância de vivermos, de forma empenhada e entusiasta a nossa fé. Apelou, sobretudo aos crismandos, a que se sentissem acolhidos e seguros no seio da comunidade cristã, como a criança se sente acolhida e segura ao colo da mãe.
No final da Eucaristia, os crismados expressaram a sua gratidão a Deus e às suas catequistas Cristina e Mercês assim como a vontade de continuar a viver a sua fé com alegria e entusiasmo, agora fortalecidos pelo Espírito de Jesus.
O padre Horácio Rossas, pároco da comunidade, agradeceu também a presença do senhor bispo e a colaboração de todos os que tornaram possível a celebração, sobretudo os crismandos, as suas catequistas, que tiveram de vencer alguns desafios ao longo do caminho, e todos os que deram o seu contributo para que este dia fosse possível.
Depois do almoço, visitámos o Centro Social, com a administração do Sacramento da Santa Unção que, nas palavras do D. António, é a carícia de Deus para os que se sentem fragilizados.
O espírito de colaboração e participação que se verificaram são presságio de coisas grandes que, todos juntos, podemos realizar para construir e promover o Reino de Deus já presente no seio da comunidade cristã.
Horácio Rossas, in Voz de Lamego, ano 94/15, n.º 4743, de 21 de fevereiro de 2024.