Pelo segundo ano consecutivo, a comunidade de Sernancelhe acolhe sessenta jovens da Missão País que vieram da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Uma iniciativa voluntária e gratificante para toda a comunidade. Durante a semana de 17 a 24 de fevereiro as ruas, as instituições e os lares/casas de Sernancelhe ganham vida e alegria. Sob o lema “lança as redes e encontrarás!”, estes jovens vieram partilhar um testemunho a exemplo de Jesus Cristo, viver momentos de intensa oração e de graças em união com Maria Santíssima, protetora da Missão País, e trazer uma mensagem de missão e vontade de estar com os mais velhos e os mais novos, com os doentes e os esquecidos através do movimento apostólico de Schoenstatt.
A Missão País é uma iniciativa universitária que começou com estudantes ligados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt em 2003. Atualmente conta com a participação de jovens de todos os credos e também pessoas que não professam nenhuma religião, mas que vieram para deixar uma marca por onde têm passado.
A imagem da Mãe Peregrina é uma imagem de Nossa Senhora com a forma do santuário de Schoenstatt que os acompanha por entre as ruas e lugares por onde passam. Através da presença de Maria visível na sua imagem que transportam, Maria vai ao encontro de quem a recebe de braços abertos.
Mário Rodrigues
Prof. EMRC, in Voz de Lamego, ano 94/15, n.º 4743, de 21 de fevereiro de 2024.