No dia 17 de fevereiro realizou-se no Vale Encantado, Tarouca o “VII Convívio Desportivo” de Educação Moral e Religiosa Católica da Diocese de Lamego. Mais de 120 alunos representaram oito estabelecimentos de ensino pertencentes ao SDER Lamego: ESPROSER – Escola Profissional de Sernancelhe e os Agrupamentos de Escolas de Sernancelhe, Souselo, Castro Daire, São João da Pesqueira, Vila Nova de Foz Côa e Mêda.
Durante a manhã, realizou-se o torneio de futsal com uma particularidade que pretende incutir, viver e recordar os valores da partilha, solidariedade, fraternidade e igualdade apreendidos nas aulas de EMRC. Por isso, neste torneio todos são vencedores. Não existem classificações, competição ou vencidos. A grande vitória é o convívio e a partilha entre todos os jovens presentes.
Após o almoço, os alunos puderam conhecer o aprazível e bem organizado monte da Alcácima, as ruas históricas da cidade de Tarouca e, ainda, conviveram num espaço fantástico onde a natureza é valorizada. Não podia existir melhor lugar para iniciar a prática do minigolfe.
Num tempo em que o território não se circunscreve aos limites de um concelho, os alunos de EMRC da Diocese de Lamego juntaram-se para conviver e viver a alegria do encontro, um encontro que só foi possível devido ao esplêndido acolhimento e organização do município de Tarouca, representado pelo amigo vice-presidente, Dr. José Damião, que desde o início do projeto acolheu a ideia e a tornou concretizável. Só com esta parceria e este trabalho cooperativo é possível realizar atividades que deixam marcas nos nossos jovens.
Mário Rodrigues, in Voz de Lamego, ano 94/15, n.º 4743, de 21 de fevereiro de 2024.