PARÁBOLAS COM VIDA são um conjunto de contos e histórias que o autor foi escrevendo ao longo de alguns anos. São contos, mas decalcados na vida. Em muitos repassa a vida real do autor e a vida de pessoas que se têm cruzado com ele no caminho. Vidas que carregam consigo lições, valores, reflexões, atitudes, interpelações, comportamentos…
As personagens de cada parábola não são meras criações de ficção, são pessoas tiradas da vida real, dos seus relacionamentos do dia-a-dia. Os acontecimentos não são meros episódios de fantasia, mas reflexos das vivências reais que nos tocam, emocionam e, às vezes magoam. Os lugares não são puras criações da imaginação, mas espaços bem reais onde a vida acontece e nos deslumbra, nos encanta ou nos choca…
A finalidade é sempre a mesma: transmitir uma mensagem. Uma mensagem com valores, os valores que o movem, que estão enraizados no seu peito e na sua alma, os valores do Evangelho que é o fundamento da sua vida, da sua fé e da sua missão sacerdotal.
O autor procura refletir a vida à luz do Evangelho e dos seus valores, transmitir mensagens que despertem as nossas consciências, nos inquietem e desassosseguem e, sobretudo, nos despertem para uma vivência da fé ao estilo de Jesus…
“Ai de mim se não evangelizar”, dizia S. Paulo (1ª Cor. 9, 16). Foi para responder e corresponder a esta missão - um constante desafio - que ao longo dos anos o autor foi escrevendo estas histórias simples… muitas delas publicadas no seu Boletim Paroquial “Sê”, com uma finalidade educativa e evangelizadora e que agora são publicadas em livro para poderem continuar a realizar a mesma finalidade: educar, evangelizar, inquietar…
Parábolas com vida são histórias retiradas da vida para que, assimiladas, se voltem a fazer vida nas nossas vidas, pela nossa forma de viver a sua mensagem…
Pe. Correia Duarte, in Voz de Lamego, ano 95/3, n.º 4780, de 27 de novembro de 2024.