homenagem_1

Homenagem a D. António Francisco dos Santos no Museu Diocesano de Lamego

No próximo dia 7 de dezembro, na vigília da data da ordenação sacerdotal (8 de dezembro de 1972) de D. António Francisco dos Santos, a Diocese de Lamego vai prestar-lhe uma homenagem que é prolongamento da realizada na sua terra natal, a 29 de agosto de 2018 (data do seu aniversário natalício), e que constou da inauguração de um monumento constituído por uma estátua e placas evocativas da sua passagem pelas dioceses de Lamego, Braga, Aveiro e Porto, onde trabalhou.

O evento, presidido pelo nosso bispo D. António Couto, constará da apresentação do livro “Caminhando com D. António Francisco dos Santos, a Propósito de um Monumento em Tendais” feita por D. António Augusto Azevedo, Bispo de Vila Real, sagrado bispo pelo homenageado a 19 de março de 2016. Foi seu bispo auxiliar e o único ordenado por D. António Francisco dos Santos.

A sessão solene terá início pelas 15h00 e encerrará com o descerramento, no átrio do Museu Diocesano, de um quadro alusivo a D. António Francisco da autoria do Mestre António Bessa que o oferece à Diocese de Lamego.

Serão bem-vindos todos os que se queiram associar a este tributo à memória do saudoso e ilustre membro do Presbitério e cidadão lamecense.

João Morgado
Diretor do Museu Diocesano de Lamego